Pesquisa da CNDL/SPC Brasil indica que 33,8 milhões de brasileiros usarão metade do benefício em presentes, festas e compras pessoais
Foto: Ilustrativa/ Envato
O 13° salário promete movimentar o comércio neste fim de ano, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise. De acordo com o levantamento, cerca de 33,8 milhões de consumidores planejam destinar metade do benefício para compras de presentes, celebrações de fim de ano e produtos pessoais.
Entre os entrevistados que recebem o 13°, 86% afirmaram que o salário extra influencia total ou parcialmente seus gastos de Natal e Ano Novo. O estudo aponta que 30% do valor será usado para presentes, 21% para festas e 20% para compras pessoais adiadas, enquanto a prioridade em quitar dívidas caiu em relação a 2023, envolvendo aproximadamente 9,7 milhões de pessoas.
O levantamento também indica que 69,1 milhões de brasileiros pretendem realizar trabalhos extras ou bicos para aumentar a renda e potencializar as compras natalinas.
José César da Costa, presidente da CNDL, reforça que, apesar do estímulo ao consumo, é essencial que os consumidores mantenham atenção aos compromissos do início do ano, como IPTU, IPVA e material escolar, evitando endividamento desnecessário. O estudo ouviu consumidores maiores de 18 anos em todas as capitais brasileiras, de diferentes classes sociais, com exceção de analfabetos, entre os dias 15 e 23 de outubro. A pesquisa buscou compreender o comportamento de quem pretende comprar presentes para o Natal, com margem de erro de até 4 pontos percentuais.
Costa reforça que o planejamento financeiro é fundamental: "É fundamental que os consumidores encontrem um equilíbrio entre o desejo de consumo (presentes e comemorações) e a manutenção de uma saúde financeira de longo prazo. O país passa pelo maior número de consumidores endividados da história, o que reforça a necessidade de se ter como prioridade o orçamento e o pagamento das contas das famílias”, afirma.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.