Conheça um pouco da história da imprensa em Santa Catarina.
Hoje, dia 1º de Junho, é comemorado o Dia da Imprensa, e segundo o historiador de carreira da Fundação Catarinense de Cultura, Rodrigo Rosa, a data deve ser celebrada principalmente em Santa Catarina, pois a imprensa está perto de completar 200 anos no estado.
“Em 1831, começa o papel do jornalista no estado. Jerônimo Coelho dá início ao jornal O Catarinense. De lá para cá a imprensa ganha papel fundamental em várias dimensões da nossa vida”, destaca Rodrigo.
O jornal impresso se tornou o primeiro meio de comunicação em massa em Santa Catarina, depois, em 1930 surge a radiodifusão, meio de comunicação que segue atuante até os dias de hoje.
“No final dos anos 50 surge a televisão e agora mais recentemente, a internet”.
Rodrigo Rosa destaca a importância do papel da imprensa, principalmente nos dias atuais, onde a internet ganha cada dia mais força, logo, o público tem facilmente acesso às chamadas ‘fake news’.
“A imprensa é o fiel da balança, entre a verdade e a mentira. Ela, por meio de pessoas formadas, que prestam o juramento depois de anos de estudo, tem um compromisso com a sociedade, com a verdade, o compromisso em busca de notícias, de garimpar fontes, algo que nos mantém verdadeiramente informados”.
Seja na voz escrita, como há 200 anos, seja na voz falada, transmitida pelas ondas do rádio, seja na imprensa vista e falada da televisão, ou por meio da internet, o compromisso da imprensa é sempre levar a verdade.
“Seja por qualquer meio de comunicação, a figura do jornalista é fundamental e decisiva para que depositemos credibilidade nas informações que recebemos”, finaliza Rodrigo.