Domingo, 21 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
ESPORTES
22/02/2024 17h29

SC terá evento esportivo inédito para pessoas com Parkinson

A expectativa é que 600 pessoas participem, entre pacientes, familiares e profissionais envolvidos com o tema

Representantes da Associação Viva Parkinson de Blumenau e Joinville participaram da reunião da Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (21), para divulgar um evento esportivo voltado às pessoas com Parkinson. A primeira edição dos Jogos de Integração do Parkinson será realizada no câmpus da Univille, em Joinville, nos dias 6 e 7 de abril.

De acordo com Margit Mafra, da Associação Viva Parkinson de Blumenau, o objetivo principal do evento é conscientizar sobre a importância da prática da atividade física na prevenção do Parkison e na qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com a doença. “A atividade física é fundamental não só para prevenir, mas para tratar a doença”, afirmou.

A expectativa é que 600 pessoas participem, entre pacientes, familiares e profissionais envolvidos com o tema. Para isso, serão promovidas 22 modalidades esportivas, como basquete, pedal, jogos de cassino, bocha, dança, entre outras. “Todas essas modalidades serão adaptadas”, completou Margit.

Segundo Margit, o evento é inédito no mundo e contará com participações de outros estados. “Já temos inscrições de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.”

Diagnosticada há nove anos com a doença, Alessandra Meneghini, da associação de Joinville, também destacou a importância do esporte para as pessoas com Parkinson. “Foi a atividade física que me fez estar aqui hoje, lutando por essa causa e contribuindo para esse evento”, comentou. Segundo ela, estima-se que no Brasil haja 600 mil pessoas convivendo com a doença.



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado Fernando Krelling (MDB), presidente da comissão, destacou o ineditismo do evento e a importância da prática regular de esportes para a qualidade de vida. Ele afirmou que, no futuro, os jogos voltados ao Parkinson podem fazer parte do calendário esportivo de Santa Catarina. “O poder público tem que enxergar a importância desse evento”, afirmou.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação/ALESC
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.