Falecimento do esportista, aos 92 anos, deixa luto no futebol local
O futebol do Sul catarinense está de luto com a morte de Dalmo Mendes Faísca, um dos maiores goleiros da região, ocorrido nesta segunda-feira, 22 de julho de 2024. Faísca, que tinha 92 anos, é lembrado como um dos ícones da época de ouro do esporte na região.
Natural de Laguna, Faísca começou sua carreira no juvenil do Palmeirinhas, treinado pelo técnico Newton Baião, e também passou pelo Estudante e Corinthians, aos 14 anos. Em 1948, fez sua estreia pelo Barriga Verde em um clássico sem gols contra o Flamengo. Em 1950, jogou por seis meses no Dragão rubro-negro antes de retornar ao Periquito. Depois, passou pelo Grêmio Cidade Azul, Olímpico, Urussanga e Ouro Preto, e em 1964 defendeu o Metropol na Taça Brasil. Voltou ao Ouro Preto em 1965 e terminou sua carreira no Barriga Verde em Laguna.
Entre 1999 e 2006, Faísca tentou reerguer o Barriga Verde sem sucesso. Além de ser um torcedor fanático pelo Botafogo-RJ, era um colecionador e pesquisador autodidata com um valioso acervo de anotações e fotografias antigas de Laguna. O velório será na capela da Pax Preve, em Campo de Fora, e o sepultamento ocorrerá às 16h no Cemitério da Cruz.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J