Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Buscar
Fechar [x]
EDUCAÇÃO
22/06/2026 08h43
Por: Redação

Prazo para pagamento da taxa do Enem 2026 termina hoje (22)

O valor de R$ 85 pode ser realizado em bancos, casas lotéricas e aplicativos bancários

Foto: Divulgação/MEC

A taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 deve ser paga até esta segunda-feira (22). O prazo, que havia sido ampliado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), chega ao fim hoje.



Antes da prorrogação, a data limite era anterior, mas foi estendida após retificação publicada no Diário Oficial da União.



O valor da taxa é de R$ 85, e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) deve ser gerada na Página do Participante, no portal do Inep. O acesso é feito com login da plataforma Gov.br.



O pagamento pode ser realizado em bancos, casas lotéricas e aplicativos bancários. Entre as formas aceitas estão Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição financeira.



O Inep reforça que somente a quitação da taxa garante a confirmação da inscrição para candidatos não isentos.



Não há devolução do valor pago, mesmo em casos de pagamento em duplicidade ou valor incorreto, exceto se houver cancelamento da edição do exame. Também não é permitida a transferência da taxa para outro participante.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isenção



Estão isentos do pagamento estudantes de escolas públicas no 3º ano do ensino médio em 2026, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa, participantes do programa Pé-de-Meia, além de inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em situação de vulnerabilidade socioeconômica.



Cronograma do Enem 2026




  • pagamento da taxa de inscrição: até 22 de junho

  • solicitação de atendimento especializado: 26 de junho

  • recurso à negativa de atendimento especializado: 29 de junho a 3 de julho

  • resultado do recurso: 10 de julho

  • aplicação das provas: 8 e 15 de novembro



O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies. Também é aceito por instituições de ensino em Portugal conveniadas ao Inep.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.