Projeto educacional valoriza a escrita, o protagonismo estudantil e a literatura regional
Foto: Divulgação Hora Hiper
Um projeto desenvolvido na rede municipal de ensino de Capivari de Baixo transformou a leitura e a escrita em protagonismo estudantil. Alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon tiveram poemas publicados em um livro inspirado na obra do escritor capivariense Geraldo de Souza Brasil. A publicação é resultado do projeto “Ler para Melhor Escrever”, realizado em parceria com a Academia Tubaronense de Letras (ACATUL).
A iniciativa envolveu leitura coletiva, interpretação de textos e produção escrita em sala de aula. Segundo a secretária municipal de Educação, Magali Pickler, o projeto tem como objetivo valorizar a literatura regional e despertar o interesse dos estudantes pela leitura e pela escrita. As produções dos alunos foram selecionadas pela ACATUL e reunidas em uma obra literária que passa a integrar o acervo educacional do município.
A professora Débora Bernardo dos Santos de Medeiros, responsável pelo trabalho pedagógico com a turma, destaca que todo o processo foi construído em sala de aula, com participação ativa dos estudantes. Mais do que uma atividade avaliativa, a experiência promoveu aprendizado coletivo, envolvimento das famílias e integração da comunidade escolar. As alunas Emmily Carvalho dos Santos e Isabelly Gomes Bonifácio relataram que a escrita dos poemas foi marcada por identificação pessoal, emoção e incentivo para seguir caminhos ligados à educação e à literatura.
Como reconhecimento, o grupo recebeu o Certificado de Mérito Literário Jovem Autor – Entre Linhas e Laços, concedido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capivari de Baixo. A entrega da honraria será realizada nesta sexta-feira (9), às 10h, no gabinete do prefeito Claudir Bitencourt.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.