Manifestação ocorreu em meio à visita do governador e do prefeito; mudança foi motivada por irregularidades em instituições conveniadas
Pais e crianças estiveram ontem à noite em um protesto durante um evento político realizado em Tubarão, que contou com a presença do governador Jorginho Mello e do prefeito Estêner Soratto, ambos do PL. A manifestação foi organizada por responsáveis por alunos da rede de ensino, que demonstraram indignação diante da possível realocação de crianças matriculadas em Centros de Educação Infantil e escolas credenciadas pela prefeitura.
Com cartazes que diziam “Queremos o direito de permanecer nas nossas escolas”, os manifestantes cobraram explicações e soluções para o problema. Segundo a Fundação Municipal de Educação, a medida foi tomada após a identificação de irregularidades em nove instituições conveniadas, que não enviaram a documentação necessária para validação das matrículas. Como resultado, as vagas foram canceladas.
A prefeitura informou que os alunos afetados serão remanejados para unidades da rede municipal, dentro de um raio de até 5 km das residências. Se não houver vagas disponíveis nesse limite, a promessa é de adquirir novas vagas em instituições credenciadas próximas.
Durante o protesto, o vereador João Zaboti esteve presente, conversou com os pais e se comprometeu a intermediar uma reunião entre as famílias, a Secretaria de Educação e o setor jurídico. “Se eu não quisesse resolver e falar com vocês, teria entrado pelo outro lado e não falado com ninguém”, disse o vereador. A fala gerou reação entre os presentes, sendo imediatamente rebatida por uma manifestante: “Como o prefeito e o governador fizeram”.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J