Proposta aprovada pela Alesc cria o Proep-SC, programa que capacitará estudantes e profissionais da rede estadual em primeiros socorros e prevenção de acidentes
Foto: Freepik/Ilustrativa.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, na sessão desta quarta-feira (5), o projeto de lei (PL) 259/2023 que institui o Programa Educacional de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes (Proep-SC). A proposta, de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT), tem como objetivo capacitar estudantes do ensino médio e profissionais das escolas estaduais para agir em situações de emergência e promover uma cultura de segurança no ambiente escolar.
O texto aprovado determina que o programa será conduzido por profissionais do Samu e do Corpo de Bombeiros Militar, com foco na orientação sobre procedimentos de primeiros socorros em casos de incêndios, curto-circuitos, ingestão de substâncias tóxicas e outros tipos de acidentes. Além disso, o Proep-SC pretende desenvolver a preparação psicoemocional dos participantes para lidar com situações de risco.
A proposta prevê que o programa seja executado por meio de parceria entre o governo estadual, entidades públicas e municipais, com a participação direta da Secretaria de Estado da Educação (SED).
O projeto agora segue para a votação da Redação Final antes de ser encaminhado para análise do governador.
A iniciativa do Proep-SC nasceu a partir de uma sugestão de alunos da Escola Sara Castelhano Kleinkauf, do município de Guaraciaba, no Extremo Oeste catarinense, durante o Programa Parlamento Jovem, promovido pela Escola do Legislativo.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.