Exame aplicado em 1.804 municípios avalia conhecimentos de diversas áreas e inclui redação dissertativa-argumentativa
Agência Brasil
Mais de 4,8 milhões de estudantes participam neste domingo (9) do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As avaliações serão aplicadas em 1.804 municípios e seguem também no próximo domingo, dia 16 de novembro.
O primeiro dia do exame inclui quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação em língua portuguesa. Os conteúdos cobrados abrangem língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Na redação, os candidatos devem produzir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, valendo até 1.000 pontos.
Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h, com início das provas às 13h30 e término previsto para 19h (horário de Brasília). Os participantes só poderão levar o caderno de questões para casa a partir das 18h30. O atraso não é permitido em hipótese alguma, conforme o edital do Enem 2025.
Para realizar a prova, é obrigatório apresentar documento de identificação original com foto e utilizar caneta esferográfica preta, de material transparente. O cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório, mas recomendado para facilitar a localização na sala de aplicação. O exame é a principal porta de entrada para universidades públicas e programas de bolsas, como Sisu, Prouni e Fies.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.