Espanhóis venceram a Arábia Saudita por 4 a 0, enquanto os belgas ficaram no empate sem gols com o Irã e complicaram a situação no Grupo G
Foto: Getty Images
A segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 reservou cenários distintos para duas seleções europeias neste domingo (21). Enquanto a Espanha conquistou uma vitória convincente sobre a Arábia Saudita, a Bélgica voltou a tropeçar e ficou apenas no empate sem gols diante do Irã.
Pelo Grupo H, a Espanha se recuperou da estreia sem brilho e goleou a Arábia Saudita por 4 a 0, em Atlanta, nos Estados Unidos. O jovem Lamine Yamal, titular pela primeira vez em uma Copa do Mundo, abriu o placar e entrou para a lista dos jogadores mais jovens a marcar em Mundiais.
O destaque da partida, porém, foi Mikel Oyarzabal. Após uma atuação discreta na estreia, o atacante comandou a vitória espanhola com dois gols e uma assistência. O quarto gol saiu em um lance contra do defensor Hassan Tambakti.
Com o resultado, a seleção espanhola chegou aos quatro pontos e assumiu posição importante na luta por uma vaga nas oitavas de final.
Já no Grupo G, a Bélgica decepcionou mais uma vez e empatou em 0 a 0 com o Irã, no SoFi Stadium, em Los Angeles. Apesar de dominar a posse de bola e criar as principais oportunidades, os belgas encontraram dificuldades para superar a forte marcação iraniana.
O goleiro Alireza Beiranvand foi o grande nome da partida, realizando defesas decisivas e garantindo o ponto para a seleção asiática. O Irã chegou até a balançar as redes no primeiro tempo com Mehdi Taremi, mas o gol foi anulado após revisão do VAR por impedimento.

A situação da Bélgica ficou ainda mais complicada aos 20 minutos da etapa final, quando Ngoy foi expulso após impedir um contra-ataque iraniano. Mesmo com um jogador a menos, os europeus pressionaram até o fim, mas pararam novamente em Beiranvand.
Com o empate, Bélgica e Irã chegaram a dois pontos e seguem sem vencer na competição. A definição das vagas do Grupo G ficará para a última rodada, quando os belgas enfrentarão a Nova Zelândia e os iranianos terão pela frente o Egito.
Os resultados deixam a Espanha mais próxima da classificação, enquanto a Bélgica entra pressionada para a rodada decisiva da fase de grupos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.