Por Graziele de Souza
Para nós do escritório, todo projeto é sempre um desafio, pois estamos em busca da superação, e em espaços comerciais não seria diferente. Primeiro, é fundamental conhecer as expectativas de cada cliente, seus gostos e objetivos, para assim, darmos início a criação de cada detalhe que vai compor o espaço.
Em uma loja de acessórios femininos, é importante a valorização do produto. Nesses casos, a iluminação garante o foco necessário para cada peça, seja ela artificial ou natural. Já o imobiliário, é recomendado trabalhar com cores mais suaves, que permitem o equilíbrio no espaço. Afinal, o principal objetivo do projeto comercial é conseguir dar maior enfoque ao que será vendido.
Desta forma, o mobiliário não pode carregar o ambiente para não comprometer a exposição e o equilíbrio entre móveis e produtos.
O que fazer quando a loja possuí um mix de produtos?
Antes de planejar cada detalhe de um projeto comercial, é preciso pensar no produto que será exposto. Assim, uma loja que possui um mix variado, como por exemplo, sapatos, bolsas, cintos, brincos, pulseiras, a dica é setorizar os espaços de acordo com os produtos a serem expostos.
Nesses casos, uma ilha central pode ser um expositor de semijoias na parte de cima, e nas laterais, poderá ter o apoio para os calçados. Já o nicho é uma ótima opção para mesclar bolsas e acessórios, entre outros itens.
Mas é importante ressaltar que a setorização, não necessariamente precisa separar os produtos. Brincar com as cores de cada peça cria um ambiente elegante e harmônico.
Arquitetura e Decoração
Localizado em Tubarão, Santa Catarina, o escritório foi fundado há 18 anos por Graziele de Souza. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisul, a profissional acredita na ideia de que um bom design deve ser inspirado no indivíduo. Além disso, também defende que a sociedade e a interação entre o ser humano e o espaço estão integradas ao trabalho de arquitetura. Seus projetos seguem uma linha harmônica entre o clássico e o contemporâneo, atendendo clientes de vários estados brasileiros. Junto com a equipe, formada ainda por outros seis profissionais, Graziele fornece os melhores serviços de arquitetura e urbanismo. Além de interiores, projetos comerciais e arquitetônicos, apresenta em seu currículo a execução de franquias em shoppings centers da região. Teve seus trabalhos publicados em diversas edições da Revista Sua Casa, e participou de mostras de projeção nacional, como a Casa Cor, e internacinal como a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura na Bienal de Veneza 2021, que abrirá ao público de 22 de maio a 21 de novembro deste ano. Graziele de Souza, atualiza-se constantemente, para que seus projetos sejam únicos e personalizados.