Desde a última sexta-feira (27), um assunto veio tomando conta das redes sociais e principalmente entre profissionais da área da Odontologia, após uma influenciadora digital ter comunicado seus seguidores sobre a descoberta da causa de suas dores de cabeça que já a levaram a internações hospitalares, a DTM, e que esta teria sido causada por uma cárie dental mal tratada. Isto gerou um alerta e uma série de informações começaram a circular.
Imagem: https://sbdof.com.br
Vamos entender um pouco sobre o que é DTM e concluir se é verídica essa preocupação?!
DTM, sigla para Disfunção Temporomandibular, é um conjunto de problemas que atingem as articulações e músculos que fazem a junção entre a mandíbula, o osso móvel da face, e o osso temporal, que fica no crânio.
Imagem: livro A Face. Quintessence editora
Essas estruturas têm uma importante função, sendo responsáveis por abrir e fechar a boca, falar, mastigar e fazer outros movimentos.
Quem tem DTM sente dores na região facial e perto do ouvido, enxaqueca, zumbidos, estalos, cansaço nos músculos da face e limitação dos movimentos da mandíbula, como travamentos, dificuldade ou dor para abrir e fechar a boca.
A DTM é multifatorial, ou seja, tem uma série de fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção aconteça, mas nenhuma está associada à cárie. As causas mais comuns são:
Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes. Hoje, os estudos mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno.
O tratamento normalmente é conservador e indicado principalmente na presença de dor. Consiste em medicações; fisioterapia; acupuntura; placas de acrílico para dormir confeccionadas por dentistas, que protegem os dentes de desgastes e fraturas e trazem conforto muscular, quando a causa for bruxismo; e por fim, a participação de um psicólogo para tratar transtornos emocionais. Em uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada.
Então, como vimos, a cárie não tem relação direta com a Disfunção Temporomandibular, o que torna o alerta dado falso. A enxaqueca, por sua vez, sim, é consequência da DTM não tratada.
Para finalizar, a SBDOF (Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial) emitiu uma nota por conta da repercussão do assunto, reforçando que a cárie não seria capaz de causar o problema.
“Diante das informações equivocadas sobre Disfunção Temporomandibular (DTM) divulgadas ontem nas redes sociais por uma digital influencer, gostaríamos de salientar:
1. A cárie dentária não causa DTM, como relatado.
2. A perda do dente pode gerar um impacto na forma como o paciente mastiga ou fecha a boca. Entretanto, as pesquisas ao longo do tempo não demonstraram associação, entre falta de dentes, dentes tortos e desalinhados e DTM. Embora o tratamento reabilitador traga diversos benefícios a qualidade de vida do paciente, ele não deve ser realizado com o intuito de tratar a DTM.
3. A especialidade de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, regularizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) é responsável
Saúde e Beleza
Cirurgiã-dentista desde 2012, Dra Dayane aborda os assuntos em alta referente à saúde e bem-estar bucal, além do campo da Harmonização Orofacial. Graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, desde então atuou na área odontológica pelas cidades da região, como Braço do Norte, Garopaba, São Ludgero, Grão Pará, Jaguaruna, bem como em sua cidade natal, Tubarão. Hoje, Dayane é Especialista em Endodontia, conhecido como tratamento de canal, pela UNICAMP através da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -SP e cursa especialização em Dentística, setor responsável pela estética dental, clareamento, lentes de contato e restaurações em geral pela Zenith Educação Continuada. Além disso, atua como dentista clínica geral, transitando também pela Harmonização Orofacial, e concentra seus atendimentos em Tubarão, Braço do Norte e Garopaba.