Quinta, 22 de fevereiro de 2024
Buscar
Fechar [x]
Dra Dayane Thizon Uliano
24/03/2023 11h17

Pasta de dentes com ou sem flúor?


Você sabe qual pasta de dente mais indicada para seu filho?
Até algum tempo atrás, a recomendação era que crianças menores de dois anos deveriam usar um creme dental sem flúor, por conta do risco de fluorose e, em casos mais graves, de intoxicação sistêmica. A fluorose é uma doença que causa manchamento dos dentes permanentes, proveniente do flúor ingerido durante a fase de formação do dente, a infância, sendo dose dependente, ou seja, o desenvolvimento de fluorose depende da quantidade de flúor ingerida. 
O flúor é um mineral natural presente em alguns alimentos e na água tratada, porém são os cremes dentais que possuem a maior concentração, e com isso assumem um importante papel na prevenção da cárie. A cárie ainda é a doença mais prevalente no mundo, e pode ser prevenida de forma muito simples.

 

Como realmente acontece a cárie


Durante todo o tempo ocorre uma troca de minerais no meio bucal, de forma natural. Todavia, sempre que nos alimentamos, principalmente de alimentos ricos em carboidratos/açúcares, e não escovamos os dentes, este alimento parado sofre fermentação por bactérias presentes sobre as superfícies dentais. Este metabolismo gera ácidos que promovem a descalcificação do esmalte do dente, tornando-o poroso. A saliva, em contrapartida, trabalha contra esse processo, promovendo a remineralização. A saliva faz a reposição dos minerais perdidos, mantendo os dentes resistentes. E o flúor? Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros, dificultando uma nova desmineralização. Detalhe: Como o esmalte do dente de leite apresenta menor quantidade de minerais que o esmalte do dente permanente, os danos causados pelos ácidos são maiores e mais rápidos. A cárie, então, é resultante do desequilíbrio deste processo, onde ocorre maior descalcificação que reposição, findando em cavidades.
Muitas crianças são acometidas por cárie na primeira infância, especialmente pelo uso de mamadeiras com suplementos açucarados, considerado um dos principais desencadeadores de cárie dos dentes decíduos, devido a maior permanência desses líquidos altamente fermentáveis sobre a superfície dental.  
Assim, diante de todas as informações, a nova recomendação de acordo com a Academia Americana de Pediatria é: DESDE O NASCIMENTO DO PRIMEIRO DENTE DE LEITE USE PASTA DE DENTE COM FLÚOR!
Crianças de todas as idades devem escovar os dentes com creme dental fluoretado na concentração de 1000-1100ppm (informação contida no rótulo do produto) para controle da cárie. O uso de dentifrício com baixa concentração de fluoreto, como em alguns dentifrícios infantis que contém 600 ppm, não protege quanto ao risco da doença.

 

Se você for usar em seu filho o mesmo creme dental dos adultos, fique tranquilo porque ele já possui a concentração mínima recomendada de flúor. A diferença no uso consta na quantidade. Para diminuir o risco de desenvolvimento de fluorose deve-se evitar a ingestão de dentifrício e, para isso, recomenda-se que a escovação seja realizada ou supervisionada por um adulto e que seja colocada pequena quantidade de pasta de dente na escova.
Neste sentido, a quantidade ideal para os bebês que possuem os dentes da frente é a equivalente a ½ grão de arroz de creme dental. Para as crianças que já possuem os dentes do fundo, mas ainda não sabem cuspir, a quantidade é equivalente a 1 grão de arroz cru e para aquelas que já sabem cuspir e podem escovar os dentes sozinhas, a quantidade ideal é a equivalente a 1 grão de ervilha, como mostra na imgem.
É importante que a escovação seja supervisionada até que a criança desenvolva capacidade motora. Porém, os pais devem estimulá-la sempre a escovar os dentes sozinha, para que este se torne um hábito e se possível, uma atividade divertida.


 

Nota: Antes da erupção dos dentes e na fase de aleitamento materno, não há necessidade de higienização da cavidade bucal.

Dra Dayane Thizon Uliano

Saúde e Beleza

Cirurgiã-dentista desde 2012, Dra Dayane aborda os assuntos em alta referente à saúde e bem-estar bucal, além do campo da Harmonização Orofacial. Graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, desde então atuou na área odontológica pelas cidades da região, como Braço do Norte, Garopaba, São Ludgero, Grão Pará, Jaguaruna, bem como em sua cidade natal, Tubarão. Hoje, Dayane é Especialista em Endodontia, conhecido como tratamento de canal, pela UNICAMP através da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -SP e cursa especialização em Dentística, setor responsável pela estética dental, clareamento, lentes de contato e restaurações em geral pela Zenith Educação Continuada. Além disso, atua como dentista clínica geral, transitando também pela Harmonização Orofacial, e concentra seus atendimentos em Tubarão, Braço do Norte e Garopaba.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.