Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
Dra Dayane Thizon Uliano
24/11/2021 18h46

Diferença entre botox e preenchimento


 

Botox e preenchimento


O rosto é uma das partes do corpo que mais sofrem com rugas e marcas de expressão. Elas são causadas por um conjunto de acontecimentos, dentre eles, o envelhecimento natural. 

 

A partir dos 30 anos de idade ocorrem mudanças na produção de colágeno e elastina pelo organismo, substâncias responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Acontecem também alterações na estrutura óssea, muscular e reposicionamento da gordura facial. Somando tudo isso, começam a aparecer as rugas, o famoso bigode chinês, a ruga de marionete, a sensação do rosto derretido. 

 

Importante salientar que o envelhecimento natural não está somente ligado à idade avançada. Ele acelera muito com os nossos hábitos: exposição aos raios solares em excesso e sem proteção, má alimentação, hábitos de tabagismo, estresse, sono ruim, entre outros.

 

Outro fator que contribui para o surgimento das rugas é a movimentação frequente dos músculos do rosto. 

Fatores que contribuem para o envelhecimento da pele

 

Rugas dinâmicas x rugas estáticas

 

Agora que conhecemos um pouco como as rugas são formadas, precisamos entender que as rugas não são todas iguais, pois isto interfere no tratamento.

 

Existem as rugas dinâmicas, aquelas que se desenvolvem devido a um movimento muscular repetitivo como sorrir, levantar ou franzir as sobrancelhas; e elas são diferentes das chamadas rugas estáticas, que são uma espécie de vinco existente mesmo quando não há movimentos ou qualquer tipo de mímica. Ou seja, você não precisa fazer força para que elas apareçam. Elas são fixas e visíveis no rosto, independente de movimentos ou de sua expressão.

 

Entretanto, aqui vai um alerta: uma ruga dinâmica pode se tornar uma ruga estática.

 

Botox ou preenchimento

 

Para corrigir esses sinais, tanto o botox como o preenchimento facial podem ser indicados, porém se distinguem em relação aos objetivos.

 

Botox (toxina botulínica) é indicado para suavizar e prevenir as rugas. É aplicada no músculo para bloquear a contração muscular e isto impedir que a ruga apareça ou fique muito visível quando a pessoa se expresse.

 

Já o preenchimento com ácido hialurônico é aplicado para preencher o volume e o contorno da face, perdidos devido ao processo do envelhecimento natural.

 

É por isso que é muito comum que os dois procedimentos sejam realizados em conjunto quando os sinais do tempo já estão mais estabelecidos.

 

O Botox tem uma proposta mais voltada para a prevenção e também para o tratamento de linhas de expressão dinâmicas, podendo ser aplicado:


•    na testa;
•    para arqueamento da sobrancelha;
•    para suavizar a “cara de bravo”;
•    na região lateral dos olhos, para corrigir os pés de galinha;
•    para sorriso gengival;
•    no pescoço, entre outros.

Divisão das rugas

 

O preenchimento facial, por sua vez, é mais voltado para o tratamento de marcas já existentes, como também para aumentar o volume de determinadas regiões do rosto,  visando a harmonização facial, além de promover o rejuvenescimento facial.

A substância pode ser aplicada:


•    no bigode chinês;
•    nos lábios;
•    na marionete;
•    no malar, ou Top Model Look;
•    no queixo;
•    no nariz;
•    na olheira;
•    na mandíbula.

 

Locais de aplicação para preenchimento

 

Quanto tempo duram os resultados?

 

Tanto o botox quanto o preenchimento facial com ácido hialurônico apresentam resultados temporários, perdendo o efeito com o passar do tempo. Normalmente, os resultados do botox duram, em média, quatro a seis meses, enquanto o resultado do preenchimento dura cerca de um ano.

 

Para que o resultado seja mais duradouro, além dos tratamentos recomenda-se a hidratação da pele para mantê-la saudável. É fundamental adotar bons hábitos, como:


•    usar filtro solar todos os dias;
•    manter uma alimentação balanceada;
•    beber bastante água;
•    não fumar;
•    minimizar o estresse;
•    dormir bem;
•    higienizar e hidratar corretamente a pele;
•    evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Dra Dayane Thizon Uliano

Saúde e Beleza

Cirurgiã-dentista desde 2012, Dra Dayane aborda os assuntos em alta referente à saúde e bem-estar bucal, além do campo da Harmonização Orofacial. Graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, desde então atuou na área odontológica pelas cidades da região, como Braço do Norte, Garopaba, São Ludgero, Grão Pará, Jaguaruna, bem como em sua cidade natal, Tubarão. Hoje, Dayane é Especialista em Endodontia, conhecido como tratamento de canal, pela UNICAMP através da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -SP e cursa especialização em Dentística, setor responsável pela estética dental, clareamento, lentes de contato e restaurações em geral pela Zenith Educação Continuada. Além disso, atua como dentista clínica geral, transitando também pela Harmonização Orofacial, e concentra seus atendimentos em Tubarão, Braço do Norte e Garopaba.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.