Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
Dra Dayane Thizon Uliano
13/10/2021 15h34

A higiene bucal em cada fase da criança


Cuidados antes dos primeiros dentes

 

                                

Por muito tempo foi recomendada a limpeza da boca do bebê com gaze umedecida para a remoção do leite parado, mas atualmente isto não se aplica mais.

 

Verificou-se que o leite materno, mesmo parado traz muitos benefícios para o organismo. E os bebês que fazem uso da fórmula, também não precisam ter suas bocas limpas a cada mamada, deve-se passar a gaze umedecida somente se houver uma grande quantidade de leite coagulado no céu da boca.

 

Higiene infantil

 

Assim que nascem os primeiros dentes, a higienização deve ser estabelecida e as mamães e papais atentos. Segundo as recomendações atuais, todas as crianças devem utilizar cremes dentais contendo flúor desde o nascimento do primeiro dente. A escolha da escova também merece cuidado, para que a cabeça esteja de acordo com o tamanho da boca do pequeno. 

 

Para familiarização e trabalho da função motora é importante deixar que seu filho pegue a escova e tente realizar a própria higiene. Porém, após a escovação, o adulto deve concluir o trabalho. 

 

A escovação supervisionada deve acontecer até que a criança se desenvolva e adquira coordenação, por volta dos 10 anos de idade.

 

Outras dicas importantes:


•    A concentração adequada do flúor na pasta de dente deve ser de pelo menos 1000 ppm. Isto é verificado na própria embalagem.


•    A quantidade ideal de creme dental na escova para crianças que ainda não sabem cuspir é de 1 grão de arroz cru. Já para crianças maiores, por volta de 6 anos, a quantidade aumenta para um grão de ervilha, podendo mudar para a pasta de dente “adulta”.
 

 

•    A principal escovação é a noturna, pois à noite diminui a salivação. Capriche. E não esqueça do fio dental.

 

Algumas crianças não gostam, choram e são bem resistentes à higiene oral, mas os pais devem ter consciência que este hábito é de extrema importância e não deve ser negligenciado.
 

Dra Dayane Thizon Uliano

Saúde e Beleza

Cirurgiã-dentista desde 2012, Dra Dayane aborda os assuntos em alta referente à saúde e bem-estar bucal, além do campo da Harmonização Orofacial. Graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, desde então atuou na área odontológica pelas cidades da região, como Braço do Norte, Garopaba, São Ludgero, Grão Pará, Jaguaruna, bem como em sua cidade natal, Tubarão. Hoje, Dayane é Especialista em Endodontia, conhecido como tratamento de canal, pela UNICAMP através da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -SP e cursa especialização em Dentística, setor responsável pela estética dental, clareamento, lentes de contato e restaurações em geral pela Zenith Educação Continuada. Além disso, atua como dentista clínica geral, transitando também pela Harmonização Orofacial, e concentra seus atendimentos em Tubarão, Braço do Norte e Garopaba.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.