Terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Buscar
Fechar [x]
Arilton Barreiros
26/01/2026 07h09

Valorização



A Câmara de Tubarão aprovou, em sessão extraordinária na última quarta-feira, projeto de lei complementar, de autoria do Executivo, que trata da atualização do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. O projeto altera dispositivos das leis complementares, que regulamentam o piso salarial e o plano de carreira dos servidores municipais. Com a mudança, o vencimento dos cargos passa a ser fixado em R$ 3.242,00, equivalente a dois salários mínimos. O novo valor terá efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026, conforme previsto no texto legal. Na justificativa, o Executivo destacou a valorização profissional e o cumprimento do piso constitucional. O projeto foi aprovado por 12 votos favoráveis. Parabéns aos envolvidos por essa importante conquista e reconhecimento aos profissionais que tanto contribuem com a saúde da nossa comunidade.

 

Entrelinhas
- O vereador Marcone Joaquim (União) começa 2026 assumindo nova missão: a vice-presidência da Câmara de Tubarão. A indicação evidencia a confiança no trabalho que ele tem realizado e o fortalecimento de sua atuação no Legislativo. Agora, com ainda mais protagonismo, passa a contribuir diretamente para a organização e o andamento das atividades da Casa.

 

- Faleceu na manhã da última sexta-feira, aos 88 anos, o dentista Jorge Rudney Miguel, vítima de problemas cardíacos, em sua residência. Profissional respeitado, atuou por décadas no Centro de Capivari de Baixo, deixando um legado de competência e atendimento humanizado. Hercilista apaixonado, era irmão do ex-presidente Michel Miguel e filho de Salim Mussi, nomes marcantes na história do Hercílio Luz.

 

- Celso Albuquerque Júnior pediu exoneração da presidência da Fundação Lagunense de Meio Ambiente (Flama). O anúncio foi feito pelo prefeito Peterson Crippa, que informou que Celso foi convidado pelo governador Jorginho Mello para ser chefe de gabinete da Secretaria de Educação. Até a definição do novo presidente, a Flama será comandada interinamente por uma servidora do órgão.

 

- O cenário político de Santa Catarina ganhou novos contornos com a decisão do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), de renunciar ao mandato em abril. Ele irá compor como vice na chapa do governador Jorginho Mello (PL), que é candidato à reeleição. A definição foi alinhada semana passada em reunião na Casa d’Agronômica, onde também foi gravado um vídeo oficializando

 

- Presidente do MDB/SC, Carlos Chiodini, secretário de Agricultura do governo de Jorginho Mello, convocou reunião extraordinária do partido para hoje às 19h, em Florianópolis, objetivando discutir o cenário eleitoral no estado. O MDB contava ocupar a vice na chapa de Jorginho, que disputará a reeleição.

Arilton Barreiros

Política

Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.