Um termo de cooperação será assinado com a Amurel hoje para que as associações de municípios possam compartilhar os dados obtidos pela rede de monitoramento hidrometeorológico de Tubarão e região instalada pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR). A Defesa Civil também irá disponibilizar as informações que serão divulgadas em tempo real no site da AGR. A rede de monitoramento contará com uma estação meteorológica no Cemitério Horto dos Ipês, no bairro Monte Castelo, e quatro estações hidro pluviométricas nas pontes Paulo May (em Tubarão), José Schotten (em São Martinho), Celso Kindermann (em Braço do Norte) e, em fase final, a da Coloninha (em Orleans). O trabalho é executado pela empresa MKS, de Blumenau, e todas as informações da rede de monitoramento poderão ser acessadas pela população, que há muito tempo esperava por uma ação deste tipo.
Entrelinhas
Os prefeitos e vices eleitos dia 6 passado estiveram ontem na sede da Amurel, em Tubarão, conhecendo toda a estrutura da entidade. Também foram apresentados os projetos executados pelos consórcios e o suporte oferecido aos municípios. O prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto, esteve participando e já sinalizou que pretende ser o próximo presidente da associação.
A licitação para as adequações exigidas pelo Ministério da Saúde no prédio construído nas antigas instalações da Garagem da Prefeitura de Tubarão para a UPA ainda não foi adiante porque descobriram que o terreno está em nome da Coudetu. O patrimônio, que deverá ser revertido para o município, precisa ser legalizado antes da continuidade da obra.
Nos bastidores, a movimentação já está grande com relação à mesa diretora da Câmara de Tubarão. PL e PSD querem que o comando da casa fique com os dois partidos. As duas bancadas podem chegar a um acordo, com cada sigla indicando um presidente a cada ano. Dessa forma, Nilton de Campos seria o primeiro, Fabiano do Sertão o segundo, Felipe Tessmann o terceiro e, fechando o ciclo, Everson Martins.
A servidora efetiva da prefeitura de Tubarão Adriana Caporal Amador Medeiros foi designada pelo prefeito Jairo Cascaes para responder pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e o servidor Diego Passarela de Souza, que era coordenador de Manutenção de Estradas, responderá pela secretaria de Agricultura.
Ontem o advogado Breno Angioletti Lício oficializou sua candidatura à presidência da OAB/Subseção de Tubarão durante um almoço com mais de 100 apoiadores. Com 15 anos de carreira dedicados exclusivamente à advocacia, Breno possui uma grande experiência no sistema da Ordem dos Advogados do Brasil, tendo atuado como membro de comissões, conselheiro estadual e secretário-geral da subseção.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.