O ex-ministro do Trabalho e Emprego e um dos fundadores do PDT, Manoel Dias, faleceu neste sábado, aos 88 anos. Natural de Criciúma, ele estava internado em Florianópolis e enfrentava complicações decorrentes de um AVC. Manoel iniciou sua trajetória política em 1962, quando foi eleito vereador de Içara pelo PTB. Após ter o mandato cassado pelo regime militar, ficou preso por 11 meses, mas não abandonou seus ideais democráticos. Mais tarde, foi deputado estadual, ajudou a construir o MDB em Santa Catarina e participou da fundação do PDT. Ao lado de Leonel Brizola, tornou-se uma das principais lideranças trabalhistas do país e presidiu o PDT catarinense. Em 2013, assumiu o Ministério do Trabalho e Emprego, ampliando sua atuação no cenário político nacional. A trajetória de luta, coragem e defesa da democracia fizeram do popular Maneca um grande homem público.
Entrelinhas
• A ACIT recebeu mais dois candidatos, juntamente com o Conset (Conselho das Entidades de Tubarão). Um dos encontros foi com o candidato Cesar Damiani e o outro, com Expedito Michels, ambos candidatos a deputado estadual. Esta foi uma oportunidade para reforçar os pleitos de desenvolvimento regional das entidades e falar da campanha Voto pela Amurel.
• Duas mil pessoas participaram, em Criciúma, do lançamento das candidaturas de Julio Garcia a deputado federal e Clésio Salvaro a deputado estadual. O evento reuniu lideranças como João Rodrigues, Carlos Chiodini, Antídio Lunelli e Esperidião Amin. Julio defendeu ampliar a representação do Sul em Brasília e aproximar os municípios dos recursos federais.
• O ex-deputado federal Edinho Bez entrou de vez na campanha da filha, a advogada Leatrice Bez, candidata a deputada estadual. Em vídeo, Edinho pede o apoio dos amigos e de toda a Amurel, destacando a capacidade e a representatividade de Leatrice na política catarinense. Segundo ele, a candidatura representa com força e competência a mulher de Santa Catarina.
• Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o deputado estadual Pepê Collaço reforça sua defesa das pessoas com autismo e da inclusão. Ao longo do mandato, destinou recursos para terapias, equoterapia, salas sensoriais, APAEs e entidades que apoiam milhares de famílias. “Incluir é ouvir, respeitar, garantir oportunidades e transformar direitos em realidade”, destaca o deputado.
• João Rodrigues (PSD) lançou oficialmente sua campanha ao governo de Santa Catarina no último sábado, com caminhada em Chapecó. O ato reuniu cerca de 18 mil pessoas e contou com lideranças da aliança política, incluindo Carlos Chiodini, Antídio Lunelli e Esperidião Amin. A mobilização reforçou a força da coligação na região Oeste.

Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.