A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, prestará uma merecida homenagem a 64 estudantes do curso de Direito que foram aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A primeira cerimônia ocorrerá hoje no campus de Tubarão e as datas para as demais unidades ainda serão definidas. De acordo com o professor Rafael Juncklaus Preis, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSul, a homenagem é uma forma de reforçar o compromisso da universidade com a formação de profissionais jurídicos de alta qualidade. Para Maurício Zanotelli, coordenador do curso de Direito, esta homenagem ganha um significado especial em um ano importante para a instituição, já que o curso completa 40 anos. O Exame da OAB é fundamental para a atuação na advocacia no Brasil e é destinado aos bacharéis em Direito e a estudantes do último ano ou dos dois últimos semestres da graduação.
Entrelinhas
-Amanhã, o Sebrae/SC terá novos endereços em suas gerências regionais no sul. Às 10h, será inaugurada a sede de Tubarão, que estará anexa ao Centro de Inovação Sigma Park. Já às 17h, a regional de Criciúma será instalada oficialmente no Centro de Inovação local. Os espaços são modernos e estratégicos para fortalecer ainda mais o ecossistema empresarial.
-Prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, nomeou a comissão e análise do programa Bolsa Atleta. São membros: Carlos Zamparetti, Mirian Rebelo, Luiz Antônio Cechinel, representando a Fundação, Aline Rocha, membra da procuradoria-geral do município, Juliê Martins Caetano, Arthur Michels e Greysian Biz Elias Felisberto, membros dos clubes ou associações de esportes.
-Foram empossados na Câmara Municipal de Capivari de Baixo dois novos funcionários efetivos, aprovados no concurso público de 2024 e convocados em segunda chamada. Luiza Beskow Pelegrini ficará responsável pelo cargo de procuradora legislativa, enquanto Osmar Narloch ocupará o cargo de secretário legislativo.
-Com relatoria do deputado estadual Pepê Collaço, foi aprovado na CCJ da Assembleia Legislativa ontem o projeto de lei que prorroga até 31 de dezembro de 2025 o prazo para apresentação de certidões negativas de débito estaduais pelos hospitais filantrópicos ou municipais para fins de celebração de convênios ou contratos com o Estado de Santa Catarina. A medida vai facilitar muito o trabalho das instituições.
-O encontro promovido pelo deputado estadual Volnei Weber sábado passado, onde ele anunciou que não será candidato à reeleição ano que vem, contou com a presença do presidente estadual do MDB, deputado federal e secretário da Agricultura do Estado, Carlos Chiodini, do deputado Antídio Lunelli e dos ex-deputados federais Ronaldo Benedet e Edinho Bez, além de prefeitos, vices e vereadores.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.