O Carnaval deste ano em Laguna mostrou que organização e planejamento fazem toda a diferença no resultado da festa. Apesar de algumas notas dissonantes, o evento agradou a maioria do público e transcorreu com segurança, sem registro de incidentes graves. A iniciativa de criação do bloco Pipoca com Juízo foi um grande acerto, mobilizando foliões nas três noites programadas e já criando expectativa positiva para 2027, conforme anunciado pelo prefeito Preto Crippa. A volta da Banda Juízo, após dois anos animando o Carnaval de Cornélio Procópio, no Paraná, também reforçou o brilho da programação. Os blocos privados igualmente contribuíram para o sucesso da programação. No geral, foi uma festa vibrante, bem estruturada e que deixa como desafio apenas o ajuste de pequenos detalhes para o ano que vem. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram.
Entrelinhas
• A safra 2025/2026 da uva Goethe marca a primeira colheita sob a Denominação de Origem (DO) Vales da Uva Goethe, consolidando a tradição vitivinícola do sul catarinense. Segundo a presidente da Progoethe, Patrícia Mazon, as condições climáticas favoreceram a maturação, garantindo excelente qualidade. A produção apresentou volume ligeiramente superior à média regional.
• Eleitores de Capivari de Baixo poderão ser atendidos pela Justiça Eleitoral na Câmara de Vereadores na próxima semana, de terça a quinta-feira, das 13h às 18h, e na sexta-feira, das 13h às 17h. A ação integra o programa Justiça Eleitoral em Movimento. O prazo para solicitar primeiro título, transferência, atualização cadastral e regularização vai até 6 de maio.
• O prefeito Estêner Soratto, participa nesta noite, às 20h, de um encontro no templo do GOB, na Avenida Marcolino Cabral. A conversa será realizada com membros das três potências maçônicas instaladas no município. O evento é fechado e tem como objetivo apresentar o balanço do primeiro ano de mandato.
• O diretor-executivo da Amurel, Celso Heidemann, entregou ontem ao prefeito Lindomar Ballmann e ao vice Romirio Schueroff o relatório de movimento econômico de Rio Fortuna. Os dados apontam crescimento constante e acelerado do município, com destaque para o agronegócio, a indústria e o comércio. Segundo Heidemann, o resultado reflete uma gestão técnica e atenta ao desenvolvimento econômico local.
• O governador Jorginho Mello vetou o projeto do deputado Jessé Lopes que previa a isenção da taxa de licenciamento anual de veículos em Santa Catarina, aprovado em dezembro de 2025 na Assembleia Legislativa. Segundo o governo, a proposta é inconstitucional e ilegal por criar renúncia de receita sem estimativa de impacto orçamentário e financeiro.

Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.