A 24ª Caminhada das Santas inicia neste sábado, em Imbituba, reunindo fiéis movidos pela devoção e pela esperança. Durante sete dias de percurso, os cerca de 40 participantes compartilham orações, silêncio e superação. A peregrinação se estende até Nova Trento, reconhecida por sua forte tradição religiosa, devido a Santa Paulina. Entre os caminhantes, haverá um grupo de sete pessoas vindas de São Leopoldo, integrantes do 11º Caminho do Sul. Liderados por Inácio Flores, eles trazem na bagagem histórias de fé e perseverança. Cada passo dado, dos 220 quilômetros, simboliza gratidão, pedidos e renovação espiritual. A caminhada transforma o esforço físico em expressão de crença e união. Mais do que um trajeto, é uma jornada interior que fortalece a alma, e nós também estaremos presentes, acompanhando e valorizando esse momento de fé.
Entrelinhas
• O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, deixará o PSD e se filiará ao Podemos hoje, às 20h, no Hotel Faial. A mudança ocorre após um processo de expulsão, motivado pelo apoio ao governador Jorginho Mello. Topázio deve assumir a presidência estadual do partido, sucedendo Ana Paula da Silva. A deputada deve focar, inicialmente, em sua pré-candidatura à Câmara Federal.
• Câmara de Capivari de Baixo aprovou projeto da vereadora Cariny Figueiredo que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes informativos sobre os canais de denúncia de violência sexual contra crianças e adolescentes nos estabelecimentos públicos e privados do município. Também aprovou projeto do vereador Marcelo Muraro, que cria o selo de reconhecimento Amigos do Meio Ambiente em Capivari de Baixo.
• A Câmara de Tubarão aprovou em única votação o projeto de lei do vereador Nilton de Campos que restabelece a denominação de Rua Antônio João Mateus uma via pública municipal. Aprovou também projeto coletivo dos vereadores que denomina de Deck Alcidino Eduardo Fernandes uma área pública no Centro da cidade.
• Nem mesmo o jogo da Seleção Brasileira ontem esvaziou a posse do presidente da Câmara, Everson Martins, como prefeito interino de Tubarão. Amigos, familiares e correligionários compareceram em bom número, com destaque para a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia. A posse ocorreu devido às férias de dez dias do prefeito Soratto e do vice Denis.
• Definida em reunião ontem a formação de uma aliança envolvendo o PSD, União Brasil, Progressistas e MDB para as eleições de outubro vindouro. Ficou definido que João Rodrigues será o candidato ao governo, com Carlos Chiodini ou Antídio Lunelli de vice, enquanto ao Senado haverá a candidatura única de Esperidião Amin, com apoio exclusivo da coligação.

Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.