Tubarão foi ontem o centro das atenções políticas de Santa Catarina ao sediar o Debate VOXX Eleições 2026. A iniciativa revelou a força, a organização e a maturidade da imprensa regional, que se uniu para oferecer aos eleitores um grande palco de confronto de ideias, propostas e projetos. Mais do que um debate, o evento reafirmou que o Sul catarinense não aceita mais o papel de coadjuvante: tem voz, protagonismo e capacidade para promover grandes encontros políticos e participar das decisões do Estado. A ausência do governador Jorginho Mello e de Gelson Merisio representou uma lacuna importante. Ambos perderam a oportunidade de responder aos adversários, defender suas posições e apresentar diretamente aos catarinenses suas visões para o futuro. Ainda assim, a imprensa cumpriu sua missão e mostrou que, quando se une em torno do interesse público, pode fazer história e dar uma contribuição decisiva para o fortalecimento da democracia.
Entrelinhas
• A Diocese de Tubarão celebrará na próxima sexta-feira, às 19h30, na Catedral Diocesana, a ordenação presbiteral do Diácono Jonatha José de Medeiros. A Celebração Eucarística será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Adilson Pedro Busin, que conferirá o Sacramento da Ordem no grau do presbiterato, marcando o início do ministério sacerdotal do novo padre.
• O Observatório Social do Brasil-Tubarão convida para a Cerimônia de Posse dos Conselheiros do mandato 2026/2028, amanhã na Acit. A recepção, com coquetel, será às 18h30, e a cerimônia ocorrerá logo após. Todos estão convidados a participar deste momento especial de renovação e fortalecimento do compromisso com a cidadania e a transparência.
• A Câmara Municipal de Capivari de Baixo recebeu um novo veículo oficial: um Toyota Corolla, adquirido após aprovação no ano passado. O antigo Fiat Cronos foi doado ao Poder Executivo municipal. Pelo padrão da renovação da frota, dinheiro, ao que parece, não está faltando na Câmara.
• O servidor municipal Rogério Bittencourt, o “Preguinho”, celebra 45 anos de dedicação à Prefeitura de Tubarão e 69 anos de vida neste mês de agosto. Natural de Tubarão, iniciou sua trajetória em 1981, como auxiliar de topografia e desenhista, e atualmente atua na Secretaria de Urbanismo. A história foi reconhecida pelos colegas e pelo prefeito Estêner Soratto, que homenageou Rogério por seu compromisso e contribuição ao município.
• O senador Esperidião Amin terá Eni Voltolini (Progressistas) como segundo suplente. A confirmação do ex-deputado encerra o suspense em torno da composição da chapa liderada por João Rodrigues (PSD), que agora está completa. O primeiro suplente de Amin será o deputado Volnei Weber.

Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.