A movimentação deve ser especialmente intensa em regiões com festas tradicionais, como Laguna
Começou à meia-noite desta quinta-feira (27) a Operação Carnaval 2025, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina. A operação segue até as 23h59min de quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março.
Este período é considerado um dos mais críticos do ano, devido ao aumento do fluxo de veículos, com famílias aproveitando o feriado, turistas visitando as praias e foliões participando das festas de Carnaval. Em 2024, a PRF registrou 167 acidentes no estado, com 192 pessoas feridas e oito mortes.
A movimentação deve ser especialmente intensa em regiões com festas tradicionais, como Laguna, Grande Florianópolis e Navegantes (BR-101), São Francisco do Sul (BR-280) e Joaçaba (BR-282). O pico do fluxo de veículos é esperado para a tarde de sexta-feira (28), sábado pela manhã e nos dias 4 e 5 de março, quando muitos retornam para casa após o feriadão.
A fiscalização será reforçada com o apoio de 44 PRFs de outros estados, que irão se concentrar em trechos críticos, como o litoral e o Vale do Itajaí. O foco será o combate a infrações como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, uso de celular ao volante, falta de cinto de segurança e, principalmente, a embriaguez ao volante, uma das principais causas de acidentes graves e fatais. Vale lembrar que dirigir sob efeito de álcool é uma infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses.
Além disso, para garantir maior fluidez do tráfego, haverá restrição de circulação para veículos de carga excedente em pista simples, nos seguintes dias e horários:
A PRF também destaca algumas atitudes que podem salvar vidas durante o feriadão:
Em caso de acidentes sem vítimas e danos materiais, os motoristas devem liberar a via e registrar o ocorrido pela internet, através da DAT (Declaração de Acidente de Trânsito) no site da PRF.
Para emergências, a PRF disponibiliza o número 191.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J