Sexta, 19 de abril de 2024
Buscar
Fechar [x]
Graziele de Souza
17/06/2021 15h58

Móveis sob medida e o estilo clássico




Móveis sob medida e o estilo clássico

 

Na arquitetura, o conceito do clássico se destaca por aparecer em ambientes amplos, com tetos e rodapés, e paredes trabalhadas com muita ornamentação. A ideia é sempre tentar transmitir uma mensagem de requinte e sofisticação em um espaço com muita imponência. 

 

Neste sentido, cada item que adicionamos no ambiente faz toda a diferença em um projeto. Eu já compartilhei aqui sobre a importância de termos produtos clássicos de boa qualidade em nossos projetos. Hoje, para completar esse assunto, venho falar sobre os móveis sob medida que deixam os ambientes equilibrados.

 

A importância dos móveis sob medida

 


Dê preferência para a simetria

 

Uma das principais características do estilo clássico é a simetria. Por isso, ao projetar um ambiente assim, a prioridade é tentar manter o equilíbrio, utilizando elementos que se complementam dentro do ambiente. Vamos usar como exemplo um móvel de uma estante de tv. Se eu tenho uma televisão grande, em um contexto mais contemporâneo, o comum é fazer um painel liso e um móvel embaixo. No contexto clássico eu vou usar estantes laterais e arandelas para fazer uma composição. 

 

O clássico sempre requer um projeto muito mais detalhado. Claro que existem exceções, como em ambientes em que as paredes são menores. Neste caso não é possível fazer uma marcenaria totalmente equilibrada, mas como regra geral, no estilo clássico, a ideia é sempre usar a simetria.

 

 

Simetria


Pode abusar do boiserie

 

No estilo clássico, a marcenaria, assim como as peças que soltas, muitas vezes podem até ser confundidas com obras de arte. Por isso, outra dica é usar o boiserie, de origem francesa. Assim são chamados os apliques de pequenas molduras nas paredes, que hoje em dia estão super em alta. Quando falamos de marcenaria clássica, é comum aplicar isso nos móveis sob medida. A gente faz as frentes das gavetas com essa aplicação e usa também em painéis, por exemplo, deixando a marcenaria muito mais requintada.

 

Apliques de pequenas molduras nas paredes

 


O segredo está nos detalhes

 

Fazer um bom móvel sob medida de estilo clássico é prestar atenção em cada detalhe (porque eles fazem muita diferença). Hoje temos o uso de máquinas 3D que fazem todo o entalhamento e conseguimos ter excelentes resultados, por exemplo. Mas eu, que conheço de perto, sei que nada melhor do que um projeto entalhado a mão, de forma personalizada. Esses detalhes fazem os itens ganharem um contexto diferenciado. 

 

 

Detalhes fazem a diferença


Escolha empresas de qualidade

 

É preciso cuidado na hora da contratação da empresa que for fazer os móveis sob medida, porque este é um tipo de marcenaria que se o móvel não ficar bem feito, não tem conserto. É preciso de todo um cuidado com as colunas, os rodapés, os puxadores, o detalhamento das portas e muito mais. Como estou há bastante tempo no mercado, já tenho fornecedores que tenho certeza que vão executar um excelente trabalho. Hoje, destaco aqui um deles: Comelli Móveis. Eles foram pioneiros na movelaria clássica na cidade de Tubarão e hoje são referência em todo o país. Pode confiar.

 

por Graziele de Souza

 

Graziele de Souza

Arquitetura e Decoração

Localizado em Tubarão, Santa Catarina, o escritório foi fundado há 18 anos por Graziele de Souza. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisul, a profissional acredita na ideia de que um bom design deve ser inspirado no indivíduo. Além disso, também defende que a sociedade e a interação entre o ser humano e o espaço estão integradas ao trabalho de arquitetura. Seus projetos seguem uma linha harmônica entre o clássico e o contemporâneo, atendendo clientes de vários estados brasileiros.  Junto com a equipe, formada ainda por outros seis profissionais, Graziele fornece os melhores serviços de arquitetura e urbanismo. Além de interiores, projetos comerciais e arquitetônicos, apresenta em seu currículo a execução de franquias em shoppings centers da região. Teve seus trabalhos publicados em diversas edições da Revista Sua Casa, e participou de mostras de projeção nacional, como a Casa Cor, e internacinal como a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura na Bienal de Veneza 2021, que abrirá ao público de 22 de maio a 21 de novembro deste ano. Graziele de Souza, atualiza-se constantemente, para que seus projetos sejam únicos e personalizados.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.