Quinta, 28 de março de 2024
Buscar
Fechar [x]
Dra Dayane Thizon Uliano
22/07/2022 16h05

Primeira consulta odontológica: Qual é o momento ideal para levar seu filho ao dentista?


Muitos pais têm dúvidas sobre qual é o momento certo para levar seu filho na primeira consulta odontológica, principalmente se estes possuem uma relação traumática ou tiveram alguma experiência ruim em sua infância ou adolescência, ficando receosos com a primeira visita de seus filhos. Todavia, fazemos um alerta: o recomendável é que a criança faça sua primeira consulta antes mesmo do nascimento do primeiro dente. Isso mesmo!
A atenção começa no pré-natal odontológico realizado pela mãe. Nessa consulta, a gestante recebe as orientações necessárias para o cuidado da sua própria saúde bucal, que altera durante a gravidez, além do cuidado e higienização da boca do recém-nascido antes mesmo dos dentinhos aparecerem.
Já após o nascimento do bebê, uma consulta ainda nos primeiros meses de vida se faz necessária para uma avaliação da língua e gengivas, verificando se há doenças ou malformações que necessitem de intervenção. Outro ponto importante é a verificação se está tudo certo para a chegada dos dentes de leite e orientação de como proceder para amenizar os sentimentos quando chegar esse momento, já que é conhecido que a criança passa por irritação e desconforto.
Quando na presença dos primeiros dentes, a consulta então tem outro propósito, serve para que os pais recebam instruções sobre a forma correta de escovação, tipo ideal de escova e pasta de dente para cada faixa etária. 
O dentista odontopediatra também dá orientações em relação aos cuidados que é preciso ter com a alimentação, para evitar cáries e outros problemas; sobre o momento de retirada de mamadeiras e chupetas; como lidar com o hábito de sucção de dedos, entre outras informações para a manutenção de uma boa saúde bucal. 
Como é de grande valia esta visita acontecer desde cedo, não é mesmo?!
Os pais são instruídos, ainda, sobre como agir no momento em que os primeiros dentes de leite caírem. Existe um mito de que não é preciso dar muita atenção aos dentes de leite, justamente porque vão “trocar”. Porém é fundamental que os pais tenham a consciência que os dentes de leite desempenham uma função muito importante e a perda precoce acarreta em problemas maiores futuros, por exemplo, atraso ou nascimento em local inadequado do dente permanente. 
Outros benefícios do acompanhamento odontológico desde cedo são que, o quanto antes a criança for ao dentista, mais cedo ela aprenderá sobre os hábitos bucais corretos e passa a se acostumar com o fato de que precisa ter cuidado com os dentes, colaborando com a prevenção de doenças como a cárie. Além disso, o odontopediatra conseguirá acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da dentição de forma saudável, sendo identificados e corrigidos problemas relacionados à mordida o quanto antes. 
A visita desde cedo também garante uma relação sem traumas, evitando o “medo de dentista”. Isto porque quando a criança é acostumada com o acompanhamento odontológico, ela reage às intervenções com muito mais tranquilidade por estar ambientado. Também porque visitas regulares e precoces proporcionam que as doenças bucais sejam diagnosticadas cedo, sendo devidamente tratadas sem causar sofrimento desnecessário ou mesmo complicações para a criança. É sempre mais fácil reverter um problema quando ele está no início. Por outro lado, o que frequentemente acontece é que os pais deixam para levar os filhos ao dentista quando estão maiores e já com problemas bucais. Nesses casos, o risco de uma relação traumática é grande pois, na primeira vez, a criança já chega ao consultório com dor e tem que sentir dor ou desconforto para realizar o tratamento.

 

Foto: blog.odontoclinic.com.br/odontopediatria/primeira-visita-ao-dentista/

Dra Dayane Thizon Uliano

Saúde e Beleza

Cirurgiã-dentista desde 2012, Dra Dayane aborda os assuntos em alta referente à saúde e bem-estar bucal, além do campo da Harmonização Orofacial. Graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, desde então atuou na área odontológica pelas cidades da região, como Braço do Norte, Garopaba, São Ludgero, Grão Pará, Jaguaruna, bem como em sua cidade natal, Tubarão. Hoje, Dayane é Especialista em Endodontia, conhecido como tratamento de canal, pela UNICAMP através da Faculdade de Odontologia de Piracicaba -SP e cursa especialização em Dentística, setor responsável pela estética dental, clareamento, lentes de contato e restaurações em geral pela Zenith Educação Continuada. Além disso, atua como dentista clínica geral, transitando também pela Harmonização Orofacial, e concentra seus atendimentos em Tubarão, Braço do Norte e Garopaba.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.