Terça, 16 de abril de 2024
Buscar
Fechar [x]
Arilton Barreiros
17/06/2021 09h33

Sobrevida




Em audiência ontem com o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, em Brasília, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, trouxe uma boa notícia para o setor carbonífero do sul. Está programado para o final deste mês, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um leilão de energia para térmicas em operação e a empresa que opera o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda participará do mesmo. Caso obtenha sucesso, ficará em operação até 2047, mantendo mais de 25 mil empregos na região. Carlos Moisés também encaminhou junto ao ministro outras ações para garantir mais segurança energética para o estado. Como se sabe, com o fim do subsídio para energia gerada a partir do carvão, previsto para 2027, a empresa Engie, que explora o Complexo Jorge Lacerda, havia anunciado a descontinuidade gradual dos trabalhos. Se tudo caminhar certo, uma sobrevida contratual de 20 anos estará garantida. 

 

Entrelinhas 

 

Segundo dados do IBGE, a produção industrial caiu 2,4% em março em comparação com fevereiro. Com o resultado, a indústria está 16,5% abaixo do patamar recorde registrado em maio de 2011. No ano o setor ainda acumula crescimento de 4,4% e, em 12 meses, queda de 3,1%. Na comparação com março de 2020, o índice cresceu 10,5%. A queda de março foi puxada pelo tombo de 8,4% na produção de veículos, reboques e carrocerias.

 

Prefeitura de Laguna, através das Secretarias de Governo e Desenvolvimento, Pesca e Agricultura e Planejamento, realizam o trabalho de contratação de uma empresa de consultoria para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Além disso, a Procuradoria Jurídica está elaborando a lei municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos a ser encaminhada para a Câmara de Vereadores.

 

Comunidade de Congonhas, em Tubarão, está preocupada com os equipamentos da academia localizada na praça central da comunidade. Eles pedem providências por parte da Prefeitura uma vez que os equipamentos estão todos enferrujados e sem nenhuma manutenção. Temem que alguma pessoa possa se machucar ao usar a academia. Na Câmara segunda-feira passada o vereador Felippe Tesmann também pediu providências.

 

Intitulado “MDB mais perto das bases”, ocorrerá amanhã, às 20hs na sede do EC Palmeiras de Congonhas, o encontro regional de Tubarão promovido pelo diretório do MDB. Devido à restrição presencial o encontro poderá ser acompanhado pelas redes sociais do partido. Os pré-candidatos ao governo de Santa Catarina no ano que vem deverão estar presentes.

 

Deputado Felipe Estevão (PSL) usou a tribuna da Assembléia esta semana para defender os prefeitos da Amurel de ataque do governador Carlos Moisés. Ele disse que foi covardia Moisés afirmar que prefeitos criam empecilhos. Estevão disse também que o governador tem que explicar onde estão os 33 milhões de reais da saúde e porque traiu Bolsonaro depois das eleições de 2018. 

 

Os estudantes do curso de Medicina da Unisul em Tubarão, estão recorrendo ao Ministério Público para terem aulas presenciais. Na representação já protocolada enumeram Portarias do Ministério da Educação que permitem o retorno das aulas de forma presencial com os protocolos de segurança contra o covid-19. Caso não haja o retorno das aulas querem redução de 30% na mensalidade.

Arilton Barreiros

Política

Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.

Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.