Os resultados do Enem 2024 evidenciam a persistente desigualdade entre o ensino público e privado no Brasil. Entre as 50 melhores escolas, apenas três são públicas, todas federais, o que reforça a dificuldade das redes estaduais e municipais em competir em condições de igualdade. O destaque das escolas federais mostra que, quando há investimento, estrutura e valorização dos profissionais, é possível alcançar excelência. A ausência de escolas de Santa Catarina entre as 100 melhores colocações acende um alerta para a qualidade da educação no estado, tradicionalmente reconhecido por seus indicadores sociais. O fato de que apenas uma escola estadual figura entre as 100 primeiras revela o abismo existente entre as redes públicas. É urgente que políticas educacionais mais equitativas sejam implementadas. O Enem, mais do que uma prova, é um reflexo das desigualdades estruturais, e esses dados precisam ser levados a sério pelos gestores públicos.
Entrelinhas
- Presidente da Câmara de Tubarão, Felipe Tessmann, está muito feliz com a conquista da nota máxima na avaliação de transparência pública, realizada pelo Programa Nacional de Transparência Pública. Nosso legislativo atingiu 95% no índice geral de transparência e 100% nos itens considerados essenciais, garantindo assim o Selo de Transparência e a Classificação Diamante, a mais alta do programa.
- A notícia, repassada por uma fonte fidedigna, de que os R$ 16 milhões anunciados pelo secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando, são destinados exclusivamente à rodovia Ageu Medeiros, vai gerar frustração em Tubarão. A expectativa era de que o recurso pudesse ser dividido entre outras demandas urgentes de infraestrutura no município.
- Deputado estadual Vicente Caropreso aguarda a próxima janela partidária para deixar o PSDB. Ele não confirmou, mas, segundo pessoas próximas ao parlamentar, ele está acertado com o União Brasil. Assim, depois da janela, a bancada da Federação União Progressista na Assembleia Legislativa deverá passar para sete deputados, sendo a segunda maior bancada.
- Câmara de Tubarão, por unanimidade, aprovou os projetos do vereador Valdir Antunes, que denomina de Rua Ivo de Souza Mateus uma via no bairro Km 60; de autoria do vereador Maurício da Silva, que reconhece a fibromialgia como deficiência para fins de direitos e benefícios; e do poder executivo, que altera a lei que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
- Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia, aos poucos vai consolidando seu trabalho com vistas a uma cadeira na Câmara Federal na eleição do ano que vem. Julio está visitando todos os municípios do estado e dificilmente deixará de ser votado em algum deles. Se vai se eleger, é outra conversa.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.